Fases da SPW

A SPW sempre foi conhecida como a "síndrome de duas fases". A  primeira fase é caracterizada pelo déficit do crescimento por conta da hipotonia neonatal e seus consequentes problemas. A segunda fase é caracterizada pela hiperfagia (vontade incontrolável de comer), mas extensos estudos vêm mostrando que a SPW é uma síndrome de múltiplos estágios.

Fase 0

Ocorre no útero com a diminuição dos movimentos fetais e o crescimento no limite inferior.

Fase 1

A criança é hipotônica e tem dificuldade de ganhar peso.

Fase 1.a

Caracteriza-se pela falta de apetite, pouco crescimento e pouco ganho de peso.

Fase 1.b

A criança cresce e ganha peso dentro do esperado, melhorando também seu apetite.

Fase 2

Fase principal, quando o peso começa a aumentar e cruza linhas de crescimento percentuais. Isso geralmente começa entre 18-36 meses de idade.

 

Fase 2.a (idade mediana = 2,08-4,50 anos)

É quando o peso da criança aumenta de modo a cruzar 1-2 ou mais linhas de crescimento percentuais, sem um aumento significativo na ingestão de calorias. Durante esta fase, as crianças não têm aumento do apetite ou o interesse crescente em alimentos.

 

Fase 2.b (idade mediana = 4,5-8,0 anos)

Ocorre quando a criança aumenta sua ingestão de calorias diárias e tona-se obesa, ou com sobrepeso se a dieta não está devidamente controlada. Os indivíduos nesta subfase têm um aumento anormal do apetite e do interesse pela comida, e costumam procurar alimentos, mas eles ainda não têm o apetite insaciável, e a procura por comida se torna mais frequente na fase 3.

 

Fase 3 (idade média de início é de 8,0 anos e dura até a idade adulta)

É o desenvolvimento de um apetite insaciável, acompanhado por muita agressividade na procura de alimentos. Esta é a fase clássica, que a maioria das pessoas normalmente associam com a SPW, mas seu início é bastante variável. Esta fase pode surgir nos primeiros 3 anos de idade ou tão tardiamente quanto 15 anos de idade.

 

Fase 4

Pode ocorrer na idade adulta mais tarde, quando um indivíduo que estava anteriormente na fase 3 já não tem um apetite insaciável e pode se sentir satisfeito. As famílias e os cuidadores observam uma melhoria significativa no apetite e no controle do peso. A maioria dos indivíduos adultos com SPW ainda não entrou nesta fase, ou nunca irá entrar.

 

A maioria das pessoas com SPW passa por todas as fases até a fase 3, mas existem algumas pessoas que pulam algumas etapas e alguns poucos raros que nunca progridem para a fase 3. A fase 4 ocorre apenas em uma minoria de adultos.

 

Dr. Driscoll

Este artigo foi publicado na newsletter da PWSA (USA), The Gathered View , Volume 39, Número 1, janeiro-fevereiro de 2014