Tratamentos na SPW

Na literatura, podemos encontrar diversos tipos de tratamento para melhorar o desenvolvimento do seu filho. O melhor tratamento e o mais adequado é aquele que funciona para ele, sem estresse e com bons resultados. Podemos citar muitas terapias, mas cabe à família com a ajuda da equipe profissional que acompanha a criança, decidir pela ideal. A única regra para todos é o controle da alimentação. A dieta deve estar presente na vida de todos os indivíduos com SPW.

Acompanhamentos

O acompanhamento de uma equipe multidisciplinar é de extrema importância
para o desenvolvimento harmônico e complementar. A seguir, veja as funções das intervenções necessárias.

Fonoaudiologia - Para a correção dos distúrbios da fala e o fortalecimento da musculatura facial. Trabalha também na prevenção de engasgos, muito comuns em quem tem hipotonia.

OBS: O som anasalado e a construção de frases na ordem inversa são comuns nos indivíduos com Prader-Willi. Exemplo: É meu isto? = isto é meu?

 
Psicopedagogia  
É a área de estudo dos processos e das dificuldades de aprendizagem, analisando a maneira como paciente aprende, promove intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar.

Terapia Ocupacional 

 

Nesta terapia, a criança aprende as rotinas pessoais de seu dia a dia.

Equoterapia

 

Um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou necessidades especiais. Melhora equilíbrio, postura, coordenação motora, adequação do tônus muscular, autoconfiança, ansiedade, entre outros. Esta terapia é bem indicada
na SPW para o fortalecimento da musculatura central
do corpo (core).

Fisioterapia – para ampliar a tonicidade muscular e o fortalecimento dos ligamentos.

Psicomotricidade - Para a apreensão de noções de orientação básicas para a vida comum: direita e esquerda, em cima e
embaixo, dentro e fora, antes e depois, macio e duro etc.

Ocupar a criança é fundamental para diminuir a sua ansiedade com relação à comida.

Clínico Geral: Avaliação do indivíduo como um todo integrado.

 

Pediatra: especialista de crianças; em geral de zero a 10 anos. Vai fazer o acompanhamento normal de puericultura do seu filho.

 

Geneticista: especialista no acompanhamento dos cariótipos e aconselhamento genético.

 

Neurologista: acompanhamento do sistema nervoso e cérebro. Há casos de epilepsia e nesses casos eletroencefalogramas serão necessários.

 

Psicólogo e/ou Psiquiatra: acompanha as alterações do comportamento e das emoções, e somente o psiquiatra pode receitar medicamentos. O acompanhamento psicológico do indivíduo com SPW, assim como do seu grupo familiar, é essencial para o bom rendimento nas demais terapias, na escola e na vida comum.

 

Endocrinologista: acompanhamento dos hormônios e tratamento com 
o hormônio do crescimento (GH), que hoje em dia é a terapia mais eficaz: já foi atestado que o quanto mais cedo ela for iniciada, maior é o ganho na vida dos indivíduos com a SPW.

Pneumologista: acompanhamento do sistema respiratório. Complicações cardiorrespiratórias são freqüentes desde o nascimento, e sua incidência tem alta correlação com o excesso de peso. Quanto mais peso, maior é a complicação respiratória.

 

Ortopedista: acompanhamento do desenvolvimento ósseo. Principalmente da escoliose.

Cardiologista: acompanhamento do sistema circulatório.

 

Dermatologista: acompanhamento da pele e dos tecidos.

 

Oftalmologista: acompanhamento da visão e dos distúrbios associados.

Otorrinolaringologista: é o médico que trata das doenças de ouvidos, nariz e garganta.

Dentista: acompanhamento do desenvolvimento dentário. Por causa da saliva muito grossa, pessoas com aSPW tendem a ter muitos problemas odontológicos.

 

Fisiatra: acompanhamento da intensidade e quantidade de exercícios.

 

Nutricionista: elaboração de cardápios balanceados. A dieta do portador de SPW em geral tem entre 1.000 e 1.200 calorias por dia.

 

Acompanhamento Escolar

É necessário acompanhamento especializado e, em alguns casos, é também preciso uma escola especializada.

 

Vantagens da Criança Assistida Adequadamente:

O seu desenvolvimento psicomotor e psicossocial apresenta recuperação, permitindo à criança ter uma vida social razoável, frequentando a escola e convivendo normalmente com outras crianças.